08-03-2013 às 18:35
Ministro da Economia enaltece agenda «coesa e ambiciosa» para relançar sector da construção

Ministro da Economia enaltece agenda «coesa e ambiciosa» para relançar sector da construção

O ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, enalteceu hoje a agenda "coesa e ambiciosa" que integra o plano para o relançamento do setor da construção e imobiliário.

O plano, que integra sete grandes objetivos e 50 medidas, é um "passo concreto e real para reforma e relançamento sustentável do setor", disse o governante na apresentação do compromisso firmado entre o executivo e a Confederação Portuguesa Construção e do Imobiliário, que representa as empresas da área.

Antes, o secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, havia referido que este programa "responde às exigências do momento mas projeta uma visão sobre o futuro".

"Construímos aqui uma plataforma para promover uma competitividade sustentável que o setor precisa e deseja", disse o governante na assinatura do protocolo para o setor.

Almeida Henriques lembrou ainda que a construção e o imobiliário são responsáveis por "mais de 18%" do PIB de Portugal e por cerca de 600 mil empregos.

O presidente da Confederação da Construção e Imobiliário disse hoje à Lusa que o plano integra "medidas para promover o emprego e as qualificações, melhorar o acesso ao financiamento das empresas e adotar uma política de investimentos públicos estruturais".

O objetivo é "concretizar a recuperação de 85 mil empregos nos próximos dois anos, evitar que a taxa de desemprego nacional atinja os 20% e que, a exemplo do que aconteceu no ano passado - em que se perderam 114 mil trabalhadores -, o setor possa voltar a perder os cerca de 140 mil postos de trabalho que estão em risco", declarou Reis Campos.

Dinheiro Digital com Lusa

Comentários

PUB

Mercados

PSI-20

5.887,00 (-0,37%)

powered by Infobolsa.pt

Maiores Subidas e Descidas

  • PTC 1,63 2,78%
  • BCP 0,10 1,47%
  • EGL 4,73 0,83%
  • EDP 3,57 -2,22%
  • JMT 9,99 -2,07%
  • TDSA 0,89 -1,44%

Ver todas as cotações

Mercados Externos (Cotação / % Variação)

PUB